A pesquisa NPS ® na educação superior

Não é um segredo que o mercado educacional passa por drásticas mudanças nos últimos anos. Especificamente, no ensino superior em decorrência do aumento da oferta de vagas em instituições privadas, assim como a redução do número de formados no ensino médio, tem exigido transformações na forma de se relacionar com os leads e atuais estudantes.

Perder uma matricula ou rematrícula significa não somente perder a conexão com um aluno, mas também pode representar a própria inviabilidade de manter um curso em funcionamento. Neste sentido, os esforços em criar sinergia, ouvindo ativamente, resolvendo os empasses que possam surgir na jornada deste aluno é fundamental não somente para o sucesso, como para a sustentabilidade do negócio.

Com olhos voltados para entrega de valor e priorizando o sucesso do cliente, Instituições no mundo inteiro tem melhorado suas metodologias de acompanhamento e escuta ativa com alunos, atuando de modo a antever possíveis problemas, coletando constantemente insumos e insights que forneçam base para um processo de melhor tomada de decisão e melhoria continua nas universidades. 

Construir soluções através da tríade do sucesso do cliente: pessoas, processos e tecnologia – tem diferenciado e posicionado as instituições consideradas destaque. Pesquisas de NPS®, por exemplo, tem efetivamente entregado uma dinamicidade de construção de planos de ação de curto e médio prazo. 

Saber quais são os estudantes que promovem a instituição e porque promovem, ou seja, compreender como a instituição garante o boca a boca positivo daqueles que já estudam, fator que mais gera impacto na adesão de novos alunos. Compreender quais detratam (aqueles que não estão tendo uma boa experiência), bem como as causas deste sentimento e, ainda, aqueles considerados neutros, porque não estão sendo impactados nem positivamente nem negativamente?

Alunos detratores e neutros podem tornar-se ao longo dos semestres suscetíveis a troca por outra instituição ou até mesmo ao abandono do seu curso, portanto conhecer os reais sentimentos por trás da relação faculdade – aluno ou professor – aluno tem evidenciado os principais gatilhos motivacionais que garantem a permanência deste aluno. 

A pesquisa de NPS® ainda contribui nos processos avaliativos junto ao MEC – Ministério da Educação, evidenciando planos e ação e os esforços em estabelecer uma relação de reciprocidade com os alunos. 

 

Fale com a gente e faça uma pesquisa personalizada para universidade! 

 

Vamos ouvir os acadêmicos para gerar mais inteligência e qualificar a relação?